SISTEMÁTICA
A Atividade acontecerá em diversos locais, que chamaremos de “Pólos”.
Cada Pólo, terá a participação de 2 ou mais grupos
de B1 de núcleos diferentes.
Cada Pólo poderá definir se a atividade será
acampamento, noite de vigília, apenas 1 dia, etc, de acordo com a possibilidade
dos grupos participantes no POLO.
Objetivo da atividade:
· Promover a convivência sadia dos b1s e seus coordenadores, de grupos e núcleos diferentes, fortalecendo a participação na Ginkana do ramo do Projeto Nosso Clima, Nossa Alimentação, Nosso Mundo.
· Ajudar os grupos que ainda não iniciaram a Ginkana e reforçar as ações dos grupos que estão em andamento.
Datas: de 17
de setembro a 01 de outubro (depende do local)
Locais: São 5 pólos, os
núcleos podem escolher onde gostariam de participar e combinar entre si onde
realizarão as atividades:
1 – Sede Núcleo
Jequitibá – dia 24 de setembro das 9h30 às 17h - com os grupos dos Núcleos Jequi / Pira / Acauã
2 – Sede Núcleo
Conde de Prates – dia 17 e 24 de setembro, dia 01 de outubro - com os grupos dos núcleos: Cidade Azul / Conde de Prates / N.
Horizonte
3 – Sede Núcleo São Bernardo - dia 24 de setembro das 9h às 17h - com os grupos dos núcleos: SBC / Alto de Pinheiros
4 – Grupo de Assis - realizará atividade
na ETC Paula Souza de Agronomia e Pecuária e o Grupo Escoteiro da cidade é convidado dos Bandeirantes
5 – Sede Núcleo Santos – dia 01 de outubro - grupos em contato: Santos e Itatiaia
CRONOGRAMA
9h30 – Encontro
10h00 –
Cerimonial de abertura
10h30 - Quebra-gelo “concientizante”
11h00 – Divisão de Equipes
11h15 – Grande Jogo Nosso Clima
13h00 – Almoço Comunitário - Nossa Alimentação
14h00 – Jogo Nosso Mundo
16h30 – Avaliação
17h00 – Cerimonial de encerramento
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
10h00 - Cerimonial de Abertura
Oração ecológica:
Pai
querido,
criador
de todas as coisas boas que existem na terra: o feijão, o arroz, a verdura, a
água, o ar puro, as árvores...,
nós
queremos dizer-te hoje um “muito obrigado” por tudo o que nos ofereces.
Obrigado
também pela chuva e pelo sol que ajudam a fecundar a terra fazendo a semente
crescer.
Pedimos
que a tua presença esteja sempre conosco, para Te louvar e Te bendizer hoje e
sempre.
Amém!
Lei: Ser
Bandeirante é ver Deus na Criação e Preservar a Natureza
Música: Guli
ali (Bandeirante)
Mensagem:
Construção de painel com todos. Cada criança escreverá
em pedaço de papel em formato de folha de árvore, gota de água, flor, etc;
sobre o que ele mais gosta da natureza. Todos devem colar em um cartaz, cada um
no seu lugar, (folhas na árvore, pétalas nas flores, água no rio, etc) formando
uma paisagem.
Enquanto os B1s escrevem e colam no painel pode tocar a Música “Herdeiros do Futuro”.
Com o Toquinho cantando: http://www.youtube.com/watch?v=JO-nzWf92rM
Com o Leandro e Leonardo: http://www.youtube.com/watch?v=Lse83NKbOjI
|
A vida é uma
grande amiga da gente,
Nos dá tudo de graça pra viver:
Sol e céu, luz e ar, Rios e fontes, terra e mar. Somos os herdeiros do futuro E pra esse futuro ser feliz Vamos ter que cuidar Bem desse país. Será que no futuro haverá flores? Será que os peixes vão estar no mar? Será que os arco-íris terão cores, E os passarinhos vão poder voar? |
Será que a terra
vai seguir nos dando
O fruto, a folha, o caule e a raiz? Será que a vida acaba encontrando Um jeito bom da gente ser feliz? Vamos ter que cuidar Bem desse país. |
10h30 -
Quebra-gelo “conscientizante”
1) Urso polar e o desgelo
Todos são ursos polares que estão em cima de
um grande pedaço de gelo (tapete, toldo) e precisam se equilibrar enquanto os
coordenadores vão enrugando o tapete. Eles podem cair no mar ou mudar de pedaço
de gelo que tem pelo percurso (toldos ou tapetes menores que o inicial). Fazer essa brincadeira em cima da grama é
melhor.
Explicar que é assim que os animais polares se sentem por causa do aquecimento global – o gelo vai derretendo e eles não têm mais onde ficar.
Explicar que é assim que os animais polares se sentem por causa do aquecimento global – o gelo vai derretendo e eles não têm mais onde ficar.
2) Pega – Pega tartaruga e lixos que
ficam no mar
Uma ou mais crianças serão os pegadores e os outros
serão as tartarugas. Os pegadores, ao encostar em alguma tartaruga, lhe amarrará
os pulsos com um saco plástico; a tartaruga amarrada não consegue “nadar”e só
poderá ser salva por outra tartaruga que lhe desamarrar o saco plástico.
Explicar que é assim que as tartarugas e os
peixes se sentem com tanto lixo que é jogado no mar.
11h00 –
Divisão de Equipes (plástico / papel / metal / vidro)
Dividir
crachás com as imagens ou palavras acima. Com as equipes divididas, dizer o nome de todos e fazer um grito para a equipe.
11h15 –
Grande Jogo – Nosso CLIMA
O estrago no
painel:
Ao voltarem do quebra – gelo, irão ver que o painel
feito no cerimonial está amassado, perdeu partes, está sujo, etc.
Explicamos que isso aconteceu porque, mesmo a gente
gostando muito da natureza, não tomamos atitudes suficientes para salvá-la.
Muitas pessoas sabem o que fazer mas não fazem, outras nem sabem o que fazer.
Apesar de o Aquecimento Global ainda não estar nos afetando
diretamente, pois moramos em locais com estrutura, água encanada, etc, o
problema existe e está perto – Santa Catarina está sofrendo com as enchentes, no
nordeste a seca faz as plantações sofrerem deixando as pessoas com pouca
comida, etc.
A culpa é de
quem?
Vamos fazê-los pensar: se quem inventou o plástico,
porque o fez? Se o plástico não existisse seria melhor para o meio ambiente ou
não? Se o vidro não demorasse tanto para se decompor não seria melhor? Assim
como o metal. E se o papel não fosse feito das árvores que são muito
importantes para o clima e fosse feito de outro material?
Convidamos os bandeirantes a viajarem no tempo para
encontrarem os inventores desses materiais e dar essas sugestões para eles.
Túnel do
Tempo:
Entrar em um Túnel do Tempo que pode ser feito com TNT
ou lona para representar a viagem ao passado.
Esse túnel pode
transmitir sensações: quente (direcionar
luzes de fora pra dentro para esquentar); vento
(abanar ou colocar ventilador em algumas aberturas, para sentirem o vento); chuva (fazer chuviscos, borrifando um pouco
de água por cima), e outras sensações que quiserem.
Colocar dentro
do túnel imagens da passagem do tempo, por ex: fotos da Amazônia hoje, a 50
anos atrás, a 500 anos atrás. Dos rios poluídos, limpos, etc.
Chegando ao
Passado:
Quando chegam à época pretendida, cada equipe irá
encontrar um Mago (ou todos podem
encontrar o mesmo, depende da quantidade de adultos disponíveis) que lhes
apresentará a criação dos materiais – lembrando que as crianças foram para o
passado com o objetivo de fazer mudar a criação.
Ao chegar lá e propor isso ao Mago, este deve
perguntar por que, afinal ele não sabe o que está acontecendo. As crianças
falam para ele como está o meio ambiente hoje e que as pessoas não estão usando
corretamente sua invenção (podem desenhar também – por equipe).
Ele aí responde que não foi com essa intenção que
ele inventou e que ele não pode fazer o que eles pedem. O que ele pode fazer é dar
dicas de como resolver, economizar, usar conscientemente, etc.
Então temos que ajudar os B1s a chegarem à
conclusão que não adianta mudar o passado, e que devem voltar ao seu tempo e
ver o que ainda pode ser feito para que o Futuro não seja devastador.
Voltam ao
presente e passam por desafios
Entregar 1 envelope para cada equipe com carta
prego e a primeira mensagem em código. A
ordem é diferente para as equipes para haver um rodízio.
MENSAGEM
1:
Não adianta mudar o passado!
Para salvarem o futuro das pessoas e do
planeta, vocês devem mudar as ações no presente. Sempre podemos nos esforçar
mais para melhorar a vida no planeta, concordam?
Para provar que vocês não desistem facilmente,
a equipe inteira deve ir para a BASE 1.
Base 1 – Lixão
O Aterro sanitário, ou lixão, fica cada vez
maior se as pessoas não diminuírem a quantidade de lixo que produzem! Imaginem
se as pessoas não começarem a diminuir AGORA, como vai ficar o futuro de vocês?
Cada criança pode ter um local certo para chegar.
Base 2 – Consumo
Pra diminuir a quantidade de lixo, uma dica é
o Consumo consciente! Sabe o que isso significa? Comprar coisas essenciais!
Nada de ficar comprando bobagens que logo perdem a graça, não servem mais e aí
vira lixo! Vamos ver se sentindo na pele fica mais claro. Imagina carregar mais
do que dá?
·
Tentem
carregar dentro da roupa o maior número de bexigas possível.
Base 3 – Água
e Alimentação
E a falta de água atinge muitas pessoas. Imagine
andar quilômetros para conseguir alguns litros de água? E isso envolve a
produção de alimentos também!! Vamos sentir na pele essa dificuldade para
entender o que eles sofrem!
·
Percurso com
obstáculos – levar alimento e água em copos de café.
Base 4 – Desinfetante
caseiro
Vocês sabiam que um grande vilão do meio
ambiente são as indústrias que despejam produtos químicos tóxicos nos córregos
e rios? Além da fumaça que causam o aumento do efeito estufa???
Podemos produzir muitos produtos de forma
caseira, como era feito antigamente!
Oficina de
desinfetante
·
1 litro de álcool... dentro do álcool vc enche de ervas
aromáticas (lavanda, hortelã, eucalipto,etc.)
·
Deixar descansando 3 dias local escuro (isso deve ser
feito 3 dias antes da
atividade!)
·
Pegar uma garrafa pet de 2 litros e colocar 1 litro de
água
·
Dentro da garrafa com a água colocar
·
1 limão
espremido
·
1 colher de bicarbonato de sódio
·
3/4 de copo do álcool curtido
·
Dividir o conteúdo desta garrafa entre os
bandeirantes.
13h00
– Almoço Comunitário
Pedir para
as crianças levarem alimentos saudáveis e com pouca embalagem.
14h00 – Nosso Mundo
Escrever com os B1s uma “Carta de intenções” e Ações
para realizarmos dentro das comunidades de cada núcleo. Dessa carta eles terão
3 formas de dinamização (dividir as equipes entre as opções, não dá pra todos fazerem
as 3 dinâmicas)
1)
Stop
motion
2) Painel
3) Jogo
de improviso
1)
Stop
motion: escrever uma historia narrando o tipo ou os tipos de ações que
levantaram na carta. A história será o roteiro para as fotos. Depois montaremos
o vídeo, para isso a historinha deve estar bem escrita e com os diálogos
Stop Motion é uma técnica de animação feita quadro a quadro através de fotos.
Desse modo um objeto inanimado ganha vida, através de uma ilusão de movimentos
providos de uma seqüência fotográfica. Em geral para fazer um segundo animação
são necessários 15 a 20 quadros (fotos).
Para
fazer um stop motion é necessário os seguintes materiais básicos: Uma câmera
fotográfica digital, um tripé e uma fonte de luz. Apesar de ser comum
assistirmos vídeos feitos com massinhas, uma animação em stop motion pode ser
obtida através de qualquer material: utensílios, lápis, alimentos, recortes de
papel, brinquedos e até mesmo seres humanos! O importante é ser criativo e
escolher um material que combine com a sua história!
Pelo tempo da atividade sugerimos que os bandeirantes sejam os
personagens da animação.
Dicas: evite movimentar a câmera,
lembre-se de ir anotando a quantidade de fotos, isso ajudará a ter uma idéia da
duração da cena e facilitará na hora de transformar as fotos em animação. Ao
fotografar, desligue o flash da máquina e evite fazer sombras.
2)
Painel: com os materiais e lixos
disponíveis no local (A idéia é lixo ZERO na atividade J), representar figurativamente as
ações levantadas na carta (pintar, colar , desenhar, etc.)
3) Jogo
de improviso: após elaborar a “carta”, escrever as ações em formas de
frases que serão dramatizadas em forma de jogo de improviso: “Transforma”; “Só
perguntas”; “Abecedário”. A dramatização começa com as frases das ações.
Jogo do
Improviso: Abecedário
·
Dividir a equipe em 2”famílias”. Jogam 2 pessoas de cada vez, mas
se errar é substituído por alguém da sua família.
·
Sortear uma letra pra começar a brincadeira.
·
Começa o jogo alguém que formar uma frase com a letra sorteada. O
outro participante segue o diálogo com a próxima letra do alfabeto e assim por
diante até voltar à letra que iniciou.
·
O tema do diálogo é uma frase dentre as ações que eles sugeriram
na “carta de intenção”.
Jogo do
Improviso: Transforma
·
Dividir a equipe em 2”famílias”. Jogam 2 pessoas de cada vez.
·
O Coordenador dá o tema (frase dentre as ações que eles sugeriram
na “carta de intenção”).
·
Qualquer um dos 2 primeiros começa a cena.
·
Ao sinal do coordenador que fala “TRANSFORMA” os participantes
congelam a cena.
·
Qualquer um da “família” dá um tapinha nas costas de quem está
congelado e troca de lugar com ele. E continua a cena na mesma posição.
·
O coordenador fala “TRANSFORMA”até todos participarem.
Jogo do Improviso: Só perguntas
·
Dividir a equipe em 2”famílias”. Jogam 2 pessoas de cada vez.
·
O Coordenador dá o tema (frase dentre as ações que eles sugeriram
na “carta de intenção”.
·
Qualquer um dos 2 primeiros começa a cena.
·
Só podem ter diálogos em forma de pergunta!
·
Caso errem ou não consigam formular a pergunta, o Coordenador apita
e quem errou sai e entra alguém da família.
16h30 – Avaliação e Encerramento
Avaliação
Assinalar
de acordo com as árvores as atividades que mais gostaram.
(com
muita fruta, pouca fruta e sem folha)
Encerramento
* Distribuir o cartão de Agentes Transformadores
do meio ambiente.
* Ler a Mensagem, lembrando que a Atividade
foi Estadual, e que aconteceu em diversos lugares, com b1s de outros núcleos
realizando as mesmas ações, músicas, compromissos, etc.
Mensagem: Hoje somos muitos, mas ainda podemos
ser mais e fazer mais, pois mesmo distantes estamos juntos nas idéias, vontades
e atitudes, assim faremos mudanças de verdade!
Vem me ajudar!
Vamos todos juntos Nos preparar,
Para ouvir a voz
Que nos levará sem pressa,
Passo a passo,
A um dia melhor!
Ninguém vai calar
A voz do coração! Todos vão escutar,
O sentimento nos levará sem pressa,
Passo a passo,
A um dia melhor!
Nos teremos, mas esse é o momento
Para mudar e soltar a voz!
Somos a voz,
Queremos cantar! Todos unidos por um mundo em paz! Somos a voz, A tanto a fazer! Um novo tempo já vai florescer!
Se queremos podemos,
Todos juntos seremos Uma mesma voz!
A voz!
A voz!
Basta acreditar
Que o amor desperta! Vamos nos juntar, Essa é a hora certa! |
Vamos construir sem pressa,
Passo a passo,
Um dia melhor!
Já estamos aqui,
Não vai duvidar! Vamos nos unir!
Já não tenha medo!
Olha o que já se aproxima,
Passo a passo!
Um dia melhor!
Nos temos, mas esse é o momento
Para mudar e soltar a voz!
Somos a voz,
Queremos cantar! Todos unidos por um mundo em paz! Somos a voz, A tanto a fazer! Um novo tempo já vai florescer!
Se queremos podemos,
Todos juntos seremos Uma mesma voz!
A voz!
A voz!
Se queremos podemos,
Todos juntos seremos Uma mesma voz!
A voz!
A voz! |

