RSS

Atividade Estadual de B1





SISTEMÁTICA
 
A Atividade acontecerá em diversos locais, que chamaremos de “Pólos”.

Cada Pólo, terá a participação de 2 ou mais grupos de B1 de núcleos diferentes.

Cada Pólo poderá definir se a atividade será acampamento, noite de vigília, apenas 1 dia, etc, de acordo com a possibilidade dos grupos participantes no POLO.
 
Objetivo da atividade:
·         Promover a convivência sadia dos b1s e seus coordenadores, de grupos e núcleos diferentes, fortalecendo a participação na Ginkana do ramo do Projeto Nosso Clima, Nossa Alimentação, Nosso Mundo.
·         Ajudar os grupos que ainda não iniciaram a Ginkana e reforçar as ações dos grupos que estão em andamento.

Datas: de 17 de setembro a 01 de outubro (depende do local)

Locais: São 5 pólos, os núcleos podem escolher onde gostariam de participar e combinar entre si onde realizarão as atividades:

1 – Sede Núcleo Jequitibá – dia 24 de setembro das 9h30 às 17h - com os grupos dos Núcleos Jequi / Pira / Acauã

2 – Sede Núcleo Conde de Prates – dia 17 e 24 de setembro, dia 01 de outubro - com os grupos dos núcleos: Cidade Azul / Conde de Prates / N. Horizonte

3 – Sede Núcleo São Bernardo - dia 24 de setembro das 9h às 17h - com os grupos dos núcleos: SBC / Alto de Pinheiros

4 – Grupo de Assis  - realizará atividade na ETC Paula Souza de Agronomia e Pecuária e o Grupo Escoteiro da cidade é convidado dos Bandeirantes

5 – Sede Núcleo Santos – dia 01 de outubro - grupos em contato: Santos e Itatiaia

CRONOGRAMA

9h30   – Encontro
10h00 – Cerimonial de abertura
10h30 - Quebra-gelo “concientizante”
11h00 Divisão de Equipes 
11h15 Grande Jogo Nosso Clima
13h00 Almoço Comunitário - Nossa Alimentação
14h00 –  Jogo Nosso Mundo
16h30 – Avaliação
17h00 – Cerimonial de encerramento

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

10h00 - Cerimonial de Abertura
Oração ecológica:
Pai querido,
criador de todas as coisas boas que existem na terra: o feijão, o arroz, a verdura, a água, o ar puro, as árvores...,
nós queremos dizer-te hoje um “muito obrigado” por tudo o que nos ofereces.
Obrigado também pela chuva e pelo sol que ajudam a fecundar a terra fazendo a semente crescer.
Pedimos que a tua presença esteja sempre conosco, para Te louvar e Te bendizer hoje e sempre.
Amém!

Lei: Ser Bandeirante é ver Deus na Criação e Preservar a Natureza

Música: Guli ali (Bandeirante)

Mensagem:




Construção de painel com todos. Cada criança escreverá em pedaço de papel em formato de folha de árvore, gota de água, flor, etc; sobre o que ele mais gosta da natureza. Todos devem colar em um cartaz, cada um no seu lugar, (folhas na árvore, pétalas nas flores, água no rio, etc) formando uma paisagem.



Enquanto os B1s escrevem e colam no painel pode tocar a Música “Herdeiros do Futuro”.

Com o Toquinho cantando:  http://www.youtube.com/watch?v=JO-nzWf92rM


<><> <><>
            A vida é uma grande amiga da gente,
Nos dá tudo de graça pra viver:
Sol e céu, luz e ar, Rios e fontes, terra e mar.

Somos os herdeiros do futuro
E pra esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país.

Será que no futuro haverá flores?
Será que os peixes vão estar no mar?
Será que os arco-íris terão cores,
E os passarinhos vão poder voar?

Será que a terra vai seguir nos dando
O fruto, a folha, o caule e a raiz?
Será que a vida acaba encontrando
Um jeito bom da gente ser feliz?

Vamos ter que cuidar
Bem desse país.
 
10h30 - Quebra-gelo “conscientizante”
1) Urso polar e o desgelo
Todos são ursos polares que estão em cima de um grande pedaço de gelo (tapete, toldo) e precisam se equilibrar enquanto os coordenadores vão enrugando o tapete. Eles podem cair no mar ou mudar de pedaço de gelo que tem pelo percurso (toldos ou tapetes menores que o inicial).  Fazer essa brincadeira em cima da grama é melhor.
Explicar que é assim que os animais polares se sentem por causa do aquecimento global – o gelo vai derretendo e eles não têm mais onde ficar.
 
2) Pega – Pega tartaruga e lixos que ficam no mar
Uma ou mais crianças serão os pegadores e os outros serão as tartarugas. Os pegadores, ao encostar em alguma tartaruga, lhe amarrará os pulsos com um saco plástico; a tartaruga amarrada não consegue “nadar”e só poderá ser salva por outra tartaruga que lhe desamarrar o saco plástico.
Explicar que é assim que as tartarugas e os peixes se sentem com tanto lixo que é jogado no mar.


11h00 – Divisão de Equipes (plástico / papel / metal / vidro)
Dividir crachás com as imagens ou palavras acima.
Com as equipes divididas, dizer o nome de todos e fazer um grito para a equipe.

11h15 – Grande Jogo – Nosso CLIMA
O estrago no painel:
Ao voltarem do quebra – gelo, irão ver que o painel feito no cerimonial está amassado, perdeu partes, está sujo, etc.
Explicamos que isso aconteceu porque, mesmo a gente gostando muito da natureza, não tomamos atitudes suficientes para salvá-la. Muitas pessoas sabem o que fazer mas não fazem, outras  nem sabem o que fazer.
Apesar de o Aquecimento Global ainda não estar nos afetando diretamente, pois moramos em locais com estrutura, água encanada, etc, o problema existe e está perto – Santa Catarina está sofrendo com as enchentes, no nordeste a seca faz as plantações sofrerem deixando as pessoas com pouca comida, etc.

A culpa é de quem?
Vamos fazê-los pensar: se quem inventou o plástico, porque o fez? Se o plástico não existisse seria melhor para o meio ambiente ou não? Se o vidro não demorasse tanto para se decompor não seria melhor? Assim como o metal. E se o papel não fosse feito das árvores que são muito importantes para o clima e fosse feito de outro material?
Convidamos os bandeirantes a viajarem no tempo para encontrarem os inventores desses materiais e dar essas sugestões para eles.

Túnel do Tempo:
Entrar em um Túnel do Tempo que pode ser feito com TNT ou lona para representar a viagem ao passado.
Esse túnel pode transmitir sensações: quente (direcionar luzes de fora pra dentro para esquentar); vento (abanar ou colocar ventilador em algumas aberturas, para sentirem o vento); chuva (fazer chuviscos, borrifando um pouco de água por cima), e outras sensações que quiserem.
Colocar dentro do túnel imagens da passagem do tempo, por ex: fotos da Amazônia hoje, a 50 anos atrás, a 500 anos atrás. Dos rios poluídos, limpos, etc.

Chegando ao Passado:
Quando chegam à época pretendida, cada equipe irá encontrar um Mago (ou todos podem encontrar o mesmo, depende da quantidade de adultos disponíveis) que lhes apresentará a criação dos materiais – lembrando que as crianças foram para o passado com o objetivo de fazer mudar a criação.
Ao chegar lá e propor isso ao Mago, este deve perguntar por que, afinal ele não sabe o que está acontecendo. As crianças falam para ele como está o meio ambiente hoje e que as pessoas não estão usando corretamente sua invenção (podem desenhar também – por equipe).
Ele aí responde que não foi com essa intenção que ele inventou e que ele não pode fazer o que eles pedem. O que ele pode fazer é dar dicas de como resolver, economizar, usar conscientemente, etc.
Então temos que ajudar os B1s a chegarem à conclusão que não adianta mudar o passado, e que devem voltar ao seu tempo e ver o que ainda pode ser feito para que o Futuro não seja devastador.

Voltam ao presente e passam por desafios
Entregar 1 envelope para cada equipe com carta prego e a primeira  mensagem em código. A ordem é diferente para as equipes para haver um rodízio.


MENSAGEM 1:
Não adianta mudar o passado!
Para salvarem o futuro das pessoas e do planeta, vocês devem mudar as ações no presente. Sempre podemos nos esforçar mais para melhorar a vida no planeta, concordam?
Para provar que vocês não desistem facilmente, a equipe inteira deve ir para a BASE 1.

Base 1 – Lixão
O Aterro sanitário, ou lixão, fica cada vez maior se as pessoas não diminuírem a quantidade de lixo que produzem! Imaginem se as pessoas não começarem a diminuir AGORA, como vai ficar o futuro de vocês?
Tentem passar pela meleca de sujeira que esparramou do aterro e invadiu as cidades, sem pisar e sem ser tocado pelos monstros de sujeira (que são os coordenadores). Se forem pegos, serão infectados e se tornarão monstros de lixo também.
Cada criança pode ter um local certo para chegar. O coordenador tem todo o espaço demarcado para correr e tentar pegar as crianças.



Base 2 – Consumo

Pra diminuir a quantidade de lixo, uma dica é o Consumo consciente! Sabe o que isso significa? Comprar coisas essenciais! Nada de ficar comprando bobagens que logo perdem a graça, não servem mais e aí vira lixo! Vamos ver se sentindo na pele fica mais claro. Imagina carregar mais do que dá?

·        Tentem carregar dentro da roupa o maior número de bexigas possível.



Base 3 – Água e Alimentação

E a falta de água atinge muitas pessoas. Imagine andar quilômetros para conseguir alguns litros de água? E isso envolve a produção de alimentos também!! Vamos sentir na pele essa dificuldade para entender o que eles sofrem!

·        Percurso com obstáculos – levar alimento e água em copos de café.



Base 4 – Desinfetante caseiro

Vocês sabiam que um grande vilão do meio ambiente são as indústrias que despejam produtos químicos tóxicos nos córregos e rios? Além da fumaça que causam o aumento do efeito estufa???

Podemos produzir muitos produtos de forma caseira, como era feito antigamente!

Oficina de desinfetante

·         1 litro de álcool... dentro do álcool vc enche de ervas aromáticas (lavanda, hortelã, eucalipto,etc.)

·         Deixar descansando 3 dias local escuro (isso deve ser feito 3 dias antes da atividade!)

·         Pegar uma garrafa pet de 2 litros e colocar 1 litro de água

·         Dentro da garrafa com a água colocar

·         1 limão espremido

·        1 colher de bicarbonato de sódio

·        3/4 de copo do álcool curtido

·        Dividir o conteúdo desta garrafa entre os bandeirantes.


13h00 – Almoço Comunitário

Pedir para as crianças levarem alimentos saudáveis e com pouca embalagem.




14h00 – Nosso Mundo

Escrever com os B1s uma “Carta de intenções” e Ações para realizarmos dentro das comunidades de cada núcleo. Dessa carta eles terão 3 formas de dinamização (dividir as equipes entre as opções, não dá pra todos fazerem as 3 dinâmicas)

      1)    Stop motion

2)      Painel

3)      Jogo de improviso



1) Stop motion: escrever uma historia narrando o tipo ou os tipos de ações que levantaram na carta. A história será o roteiro para as fotos. Depois montaremos o vídeo, para isso a historinha deve estar bem escrita e com os diálogos



 
Stop Motion é uma técnica de animação feita quadro a quadro através de fotos. Desse modo um objeto inanimado ganha vida, através de uma ilusão de movimentos providos de uma seqüência fotográfica. Em geral para fazer um segundo animação são necessários 15 a 20 quadros (fotos).

Para fazer um stop motion é necessário os seguintes materiais básicos: Uma câmera fotográfica digital, um tripé e uma fonte de luz. Apesar de ser comum assistirmos vídeos feitos com massinhas, uma animação em stop motion pode ser obtida através de qualquer material: utensílios, lápis, alimentos, recortes de papel, brinquedos e até mesmo seres humanos! O importante é ser criativo e escolher um material que combine com a sua história!

Pelo tempo da atividade sugerimos que os bandeirantes sejam os personagens da animação.

Dicas: evite movimentar a câmera, lembre-se de ir anotando a quantidade de fotos, isso ajudará a ter uma idéia da duração da cena e facilitará na hora de transformar as fotos em animação. Ao fotografar, desligue o flash da máquina e evite fazer sombras.



2) Painel: com os materiais e lixos disponíveis no local (A idéia é lixo ZERO na atividade J), representar figurativamente as ações levantadas na carta (pintar, colar , desenhar, etc.)



3) Jogo de improviso: após elaborar a “carta”, escrever as ações em formas de frases que serão dramatizadas em forma de jogo de improviso: “Transforma”; “Só perguntas”; “Abecedário”. A dramatização começa com as frases das ações.

Jogo do Improviso: Abecedário

·        Dividir a equipe em 2”famílias”. Jogam 2 pessoas de cada vez, mas se errar é substituído por alguém da sua família.

·        Sortear uma letra pra começar a brincadeira.

·        Começa o jogo alguém que formar uma frase com a letra sorteada. O outro participante segue o diálogo com a próxima letra do alfabeto e assim por diante até voltar à letra que iniciou.

·        O tema do diálogo é uma frase dentre as ações que eles sugeriram na “carta de intenção”.



Jogo do Improviso: Transforma

·        Dividir a equipe em 2”famílias”. Jogam 2 pessoas de cada vez.

·        O Coordenador dá o tema (frase dentre as ações que eles sugeriram na “carta de intenção”).  

·        Qualquer um dos 2 primeiros começa a cena. 

·        Ao sinal do coordenador que fala “TRANSFORMA” os participantes congelam a cena.

·        Qualquer um da “família” dá um tapinha nas costas de quem está congelado e troca de lugar com ele. E continua a cena na mesma posição.

·        O coordenador fala “TRANSFORMA”até todos participarem.



Jogo do Improviso: Só perguntas

·        Dividir a equipe em 2”famílias”. Jogam 2 pessoas de cada vez.

·        O Coordenador dá o tema (frase dentre as ações que eles sugeriram na “carta de intenção”.  

·        Qualquer um dos 2 primeiros começa a cena. 

·        Só podem ter diálogos em forma de pergunta!

·        Caso errem ou não consigam formular a pergunta, o Coordenador apita e quem errou sai e entra alguém da família.


16h30 – Avaliação e Encerramento

Avaliação

Assinalar de acordo com as árvores as atividades que mais gostaram.

(com muita fruta, pouca fruta e sem folha)




Encerramento
* Distribuir o cartão de Agentes Transformadores do meio ambiente.
* Ler a Mensagem, lembrando que a Atividade foi Estadual, e que aconteceu em diversos lugares, com b1s de outros núcleos realizando as mesmas ações, músicas, compromissos, etc.

Mensagem: Hoje somos muitos, mas ainda podemos ser mais e fazer mais, pois mesmo distantes estamos juntos nas idéias, vontades e atitudes, assim faremos mudanças de verdade!

Música: A voz – Amigos transformando o mundo (Disney)
http://www.youtube.com/watch?v=qT1edkaRax4

Vem me ajudar!
Vamos todos juntos
Nos preparar,

Para ouvir a voz  Que nos levará sem pressa,
Passo a passo,
A um dia melhor!

Ninguém vai calar
A voz do coração!
Todos vão escutar,

O sentimento nos levará sem pressa,
Passo a passo,
A um dia melhor!

Nos teremos, mas esse é o momento
Para mudar e soltar a voz!
Somos a voz,
Queremos cantar!
Todos unidos por um mundo em paz!
Somos a voz,
A tanto a fazer!
Um novo tempo já vai florescer!

Se queremos podemos,
Todos juntos seremos
Uma mesma voz!
A voz!
A voz!

Basta acreditar
Que o amor desperta!
Vamos nos juntar,
Essa é a hora certa!

Vamos construir sem pressa,
Passo a passo,
Um dia melhor!

Já estamos aqui,
Não vai duvidar!
Vamos nos unir!

Já não tenha medo!
Olha o que já se aproxima,

Passo a passo!
Um dia melhor!

Nos temos, mas esse é o momento
Para mudar e soltar a voz!
Somos a voz,
Queremos cantar!
Todos unidos por um mundo em paz!
Somos a voz,
A tanto a fazer!
Um novo tempo já vai florescer!
Se queremos podemos,
Todos juntos seremos
Uma mesma voz!
A voz!
A voz!
Se queremos podemos,
Todos juntos seremos
Uma mesma voz!
A voz!
A voz!