GINKANA
B1 - NOSSO CLIMA NOSSA ALIMENTAÇÃO NOSSO MUNDO
SISTEMÁTICA
Objetivos
· Fortalecer o ramo B1 através do Projeto Nacional: Nosso Clima, Nossa Alimentação, Nosso Mundo;
· Unir os coordenadores de B1 para que se conheçam melhor e troquem mais experiências.
· Promove a contribuição na sociedade e ações sociais de acordo com a faixa etária e ainda intensifica a responsabilidade da criança quanto as suas escolhas que influenciarão em seu próprio futuro. O estímulo além de todo o benefício é um distintivo.
· Não terá pontos corridos, será do tipo "prova cumprida".
· Os coordenadores de grupo devem apresentar o Projeto e a proposta para os B1s, para sensibilizar os bandeirantes quanto à importância das ações cotidianas em prol do Mundo. O porquê precisam pensar e agir.
· Para iniciar é importante o coordenador diagnosticar o quanto os B1s já sabem e fazem sobre o tema, se já reciclam, já usam lâmpadas econômicas, já tenham um jardim em casa, para a partir daí propor mais coisas, um maior esforço de cada um.. um desafio! Assim podemos realmente considerar que estamos mudando uma situação inicial, melhorando mesmo, oferecendo maior conhecimento, mudanças de atitudes e gerando maior impacto. QUE TAL UM JOGO PARA DESCOBRIR ISSO DELES??
Sistemática:
1)
A Ginkana tem duração de maio a novembro.O grupo inicia quando quiser (alguns grupos já tem o plano de ação do semestre completo
portanto, podem começar em agosto, desde que terminem em novembro)
2) Achamos melhor manter a ordem de temas do Projeto: 1° Nosso Clima, depois Nossa Alimentação, depois Nosso Mundo.
3) O coorde inicia cada tema aplicando a atividade obrigatória e envia o relatório.
4) As demais ações, os Bandeirantes irão ESCOLHER fazer individualmente, em dupla, em equipe, com a família, com amigos da escola, etc. A proposta do Projeto é que a pessoa escolha o que pode fazer.
5) Para isso, os Bandeirantes devem ter o livro (entregue aos Núcleos no ano passado) ou pelo menos 1 ou 2 livros por equipe.
6) Sugerimos ainda que o coordenador apresente as propostas que tem no livro de acordo com a faixa etária (veja a legenda no livro) para tirar dúvidas, dar exemplos de como fazer, enfim ajudar os b1s.
7) Pode-se estipular prazos, 1 ação por semana, ou em 1 mês fazer as 3 ações, etc.
8) Se os bands não se envolverem. O coorde pode incentivar, realizando mais alguma atividade com todos, ou levando alguma fonte de informação.
9) Após o grupo realizar suas 3 atividades o coorde faz o relatório para que seja atualizado o BLOG. (ver item 11)
10) Na sede a sugestão é que haja um cartaz, um sulfite, o que for melhor, para o grupo visualizar o seu caminhar:
Tarefa cumprida do Nosso clima: cada uma concluída recebe o desenho de uma estação do ano pra colar no cartaz. Nossa Alimentação: cada uma recebe uma parte da pirâmide alimentar; Nosso Mundo: recebe ¼ de um globo ou do distintivo.
11) A pontuação será divulgada em um BLOG a partir do envio dos relatórios, e pode ter fotos também. A idéia é incentivar a participação de todos na realização das tarefas. Aos Bandeirantes que não tem acesso a internet, é legal os coordenadores promoverem isso, ou imprimirem as páginas do BLOG mensalmente para que os bands acompanhem.
12) Outras idéias: em várias ações os bandeirantes precisaram da ajuda da família, ou incentivar a família a mudar de atitude, então eles podem fazer o plano (atividade 1 do Nosso Clima, e colocar na geladeira, para todos seguirem. Se por exemplo alguém esquecer a luz acesa, dormir com a televisão ligada, etc... leva uma “multa moral” no quadro da geladeira.
13) PREMIAÇÃO: Toooooodos que fizerem pelo menos as 12 atividades e enviarem o relatório, podem ganhar o Distintivo! Pode acontecer dos b1s faltarem na atividade obrigatória, ou de novos Bandeirantes entrarem após o início das ações, nesse caso dê oportunidade para que os bandeirantes, ou coordenadores e sub das equipes, possam multiplicar o que foi feito, por exemplo!
Agradecemos Jessica Poleto
(SBC) , Daniele Mary (Jequi), Rita Lesko (Pira) Julia Gomes (ITT) Luciana
Silvestre (Acauã e FBB) pela presença na reunião de elaboração. Agradecemos
ainda a Tico Marcondes (JarAP) e Paulinha Hilst (ITT) pelos acréscimos e
sugestões!
Mãos à obra Pessoal!!
AFINAL QUAIS SÃO AS TAREFAS /
ATIVIDADES QUE CADA BANDEIRANTE PODE REALIZAR?
Listamos abaixo as possibilidades de tarefas que os Bandeirantes podem
realizar em grupo ou individualmente!
Nosso Clima
1. Diminuir o tempo de TV, Computador e Vídeo Game.
2. Entrevistar um avô ou outra pessoa para descobrir se quando eram crianças tinham , televisão, eletricidade, celular, vídeo game. Como faziam para se divertir e outras grandes diferenças na casa, na vida e no uso da eletricidade.
3 .Ir a pé ou de bicicleta para a escola se for seguro e o tempo permitir. Vale também ir de transporte público ou dar carona para vários colegas!
4. Substituir em casa e na escola as lâmpadas comuns pelas fluorescentes. Mas antes de tudo, prefira a luz do dia o másimo possível, abra as cortinas!
5. Acompanhar o medidor de energia elétrica de sua casa: na 1ª semana anote quanto foi consumido. Depois tente reduzir esse consumo, na 2ª semana, desligando aparelhos da tomada, diminuindo o tempo do banho, etc. ATENÇÃO faça isso com a ajuda de um adulto!
6. Dar as coisas que não precisam ou não servem mais: roupas, móveis, brinquedos. Comprar de 2ª mão o que for possível: livros, roupas...
7. Pensar em maneiras de economia de água e divulgar as ideias! (olha que coisa boa pra colocar nesse blog??)
8. Como incentivar a família a economizar? Ajudando mais seus pais em casa: Junte as roupas sujas da casa para encher a máquina de lavar e depois pendurar no varal, assim usar a máquina de lavar sempre cheia e reduzir o uso da secadora de roupas!
9. Utilize a água da chuva para regar plantas.
em Breve:
tarefas sobre "Nossa Alimentação" e "Nosso Mundo"
Nosso Clima
1. Diminuir o tempo de TV, Computador e Vídeo Game.
2. Entrevistar um avô ou outra pessoa para descobrir se quando eram crianças tinham , televisão, eletricidade, celular, vídeo game. Como faziam para se divertir e outras grandes diferenças na casa, na vida e no uso da eletricidade.
3 .Ir a pé ou de bicicleta para a escola se for seguro e o tempo permitir. Vale também ir de transporte público ou dar carona para vários colegas!
4. Substituir em casa e na escola as lâmpadas comuns pelas fluorescentes. Mas antes de tudo, prefira a luz do dia o másimo possível, abra as cortinas!
5. Acompanhar o medidor de energia elétrica de sua casa: na 1ª semana anote quanto foi consumido. Depois tente reduzir esse consumo, na 2ª semana, desligando aparelhos da tomada, diminuindo o tempo do banho, etc. ATENÇÃO faça isso com a ajuda de um adulto!
6. Dar as coisas que não precisam ou não servem mais: roupas, móveis, brinquedos. Comprar de 2ª mão o que for possível: livros, roupas...
7. Pensar em maneiras de economia de água e divulgar as ideias! (olha que coisa boa pra colocar nesse blog??)
8. Como incentivar a família a economizar? Ajudando mais seus pais em casa: Junte as roupas sujas da casa para encher a máquina de lavar e depois pendurar no varal, assim usar a máquina de lavar sempre cheia e reduzir o uso da secadora de roupas!
9. Utilize a água da chuva para regar plantas.
em Breve:
tarefas sobre "Nossa Alimentação" e "Nosso Mundo"
